A partir de 2 de outubro, 30 pessoas com diabetes tipo 2 passam a ter sessões de exercício físico no Pavilhão Desportivo Municipal, no âmbito do programa nacional “Diabetes em Movimento”. Esta é uma iniciativa que pretende proporcionar uma solução concreta e multidisciplinar de atividade física a esta população.
Numa parceria entre a Câmara Municipal de Santo Tirso, o ACES Grande Porto I – Santo Tirso/Trofa da Administração Regional de Saúde do Norte e o Centro Hospitalar do Médio Ave, o programa “Diabetes em Movimento” arranca em Santo Tirso.
Coordenado pela Direção-Geral da Saúde através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes, o projeto vai proporcionar, a 30 pessoas com diabetes tipo 2, sessões de exercício físico.
As sessões irão decorrer às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 17h30 e as 19h00, e serão dinamizadas profissionais de desporto e por profissionais de saúde do ACES.
Segundo dados da Direção-Geral de Saúde, há mais de um milhão de pessoas com diabetes, em Portugal, o exercício físico ajuda a controlar a doença na medida em que melhora o controlo metabólico, reduzindo o risco de doença cardiovascular.
A participação no “Diabetes em Movimento” é gratuita, mediante referenciação pelos médicos e enfermeiros dos Centros de Saúde de Santo Tirso e do Centro Hospitalar do Médio Ave.
O programa foi desenvolvido de acordo com as recomendações internacionais de atividade física para o controlo da diabetes tipo 2 e para a prevenção de quedas. Para além de sessões de exercício físico, terão lugar sessões de educação para a saúde em temas fundamentais para a prevenção das complicações associadas à doença.