Durante três dias, Santo Tirso recebeu o melhor das artes circenses. O programa “De Volta à Praça” juntou circo, humor, marionetas e teatro no Parque Urbano Sara Moreira.
“De Volta à Praça” agrupa três abordagens à Arte Circense, em três espetáculos e uma oficina de marionetas que convida toda a família a assistir. No primeiro dia, 13 de agosto, foi apresentado parte do espetáculo de Circo do Coliseu 2020, onde se cruzou o circo tradicional com o contemporâneo. O palhaço Rui Paixão foi o mestre-de-cerimónias e a banda sonora original foi interpretada ao vivo por uma orquestra dirigida pelo maestro André Lousada.
Ao público mais jovem foi entregue um exemplar do programa-jogo Circo Coliseu Porto Ageas, criado em 2020, para garantir que os mais pequenos levam a magia do Circo para casa.
Dia 14 foi a vez do Teatro da Palmilha Dentada apresentar o seu mais recente trabalho, “Circlus”, em formato café-teatro; um espetáculo para toda as idades sobre uma família do circo, que conta com as interpretações de Ivo Bastos, Patrícia Queirós, Mafalda Canhola e Tiago Araújo.
No último dia do programa, 15 de agosto, o coletivo Erva Daninha presenteou o público com “Rasto”; um espetáculo entre a dança e a acrobacia que usa o arrojo de um trator como elemento cenográfico, um adereço invulgar para uma apresentação poética que quer pensar a relação entre o corpo e a máquina.
A oficina de marionetas, dinamizada pelo Teatro de Palmilha Dentada, decorreu na tarde do dia 14 de agosto.