É uma constante no último ano e meio, os utentes do Centro de Saúde de Santo Tirso protestam contra a falta de atendimento telefónico. Em causa está o facto das autoridades de saúde nacional e locais e o poder político nacional e local aconselharem os utentes a não se deslocarem presencialmente ao centro de saúde. Essas entidades aconselham as pessoas a contactarem primeiro por email ou via telefónica. O problema é que muitas das vezes do outro lado ninguém responde.
“É uma vergonha principalmente para as pessoas com mais idade que têm que se deslocar em transportes. Eu por exemplo vivo em vilarinho e hoje ligaram m do centro de saúde, não consegui atender no momento e devolvi a chamada um minuto depois e ninguém atende. Ou seja vou ter que sair mais cedo do trabalho que saio às 8 para poder fazer quilómetros para saber o que se passa para me terem ligado. É uma vergonha mesmo”, desabafou Si Oliveira ao Diário de Santo Tirso.
As pessoas indignadas com o método de funcionamento do centro de saúde são muitas: “Eu em dois dias liguei mais de 200 vezes e nunca atenderam liguei do telefone e do telemóvel e nada eles não atendem se for urgente bem se morre já la fui e praticamente não tem ninguém”, desabafa outra utente. “Não adianta ligar para o centro de saúde porque nunca atendem! Arranjam sempre alguma desculpa Sempre que preciso entro em contacto por email mas mesmo assim há demora” completa outra utente, comprovando que a via mais fiável é contacto por email. Outra utente vai mesmo mais longe: “Ainda dizem que são os da linha da frente a estar a porta na conversa”.