O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, na conferência de imprensa do primeiro ano de mandato autárquico, anunciou hoje que a autarquia vai avançar com a requalificação da Rua das Rãs, um investimento de 670 mil euros. Alberto Costa falava na conferência de imprensa que serviu, também, para apresentar o balanço do primeiro ano do mandato e na qual afirmou que “já estão concretizadas 35 por cento das medidas prometidas no compromisso eleitoral apresentado há um ano, encontrando-se metade em execução”.
A obra de requalificação da Rua das Rãs vai arrancar em 2023 e abrange cerca de 16 quilómetros quadrados com o objetivo de aumentar a segurança no cruzamento com a Rua da Cristininha, aumentar o conforto da via para condutores e peões e prolongar a atual via ciclável que passa junto à rotunda Timor Lorosae.
Alberto Costa revelou que está prevista uma nova rotunda na interceção da Rua das Rãs com a Rua da Cristininha e a Avenida Padre Luís Gonzaga. anunciando também implementação de um Plano de Mobilidade Sustentável de segunda geração para Vila das Aves, que engloba a requalificação da Rua D. Afonso Henriques. Estão também em desenvolvimento os projetos para a requalificação da Rua João Bento Padilha e da Avenida 4 de Abril de 1955, igualmente em Vila das Aves.
Estes serão, segundo o Presidente da Câmara, apenas alguns dos investimentos realizados no âmbito da transição climática e da requalificação do espaço público, estando já em obra a requalificação da Avenida 25 de Arbil, em Rebordães (num investimento de 140 mil euros), e a pavimentação do Parque de Estacionamento da Rua Nova da Telheira (investimento de 170 mil euros).
O autarca afirmou que “metade das propostas para os quatro anos de mandato já foi concretizada ou está em execução”.
Divididos nos cinco eixos prioritários apresentados no Compromisso Eleitoral que levou às autárquicas de setembro do ano passado, distribuem-se pela Coesão Social, Transição Climática, Transição Digital, Investimento e Emprego e a Requalificação do Espaço Público.
No capítulo da Coesão Social, Alberto Costa destacou a criação da Tarifa Social do Serviço de Abastecimento de Água, no âmbito do acordo de alteração ao Contrato de Concessão do Serviço Público, “que permitiu uma poupança de quase 110 euros por ano para os consumidores em situação de carência económica”, revelou.
Também alargado, segundo o autarca, foi o Cheque Escolar, que chega agora até aos alunos do 12.º ano, com o investimento municipal nesta medida a triplicar: “subiu de 50 mil euros para 150 mil euros por ano – consequentemente, este apoio foi alargado de 1 500 para cerca de seis mil alunos”, explicou Alberto Costa.
Para além da extensão do Plano de Mobilidade Sustentável a Vila das Aves, o eixo da Transição Climática está a ser concretizado através da ampliação da rede pública de saneamento, com 1,6 milhões de euros de investimento em Sequeirô e Burgães, numa obra em parceria com a Águas do Norte, que termina em fevereiro de 2023.
“Ainda este ano, vai arrancar uma nova empreitada de ampliação da rede de saneamento em Monte Córdova, num investimento de 1,8 milhões de euros”, anunciou Alberto Costa. “A empreitada acaba de ser adjudicada e o respetivo contrato será assinado nas próximas semanas”, acrescentou.
Em destaque esteve também a Transição Digital, com Alberto Costa a sublinhar a aposta na robotização dos procedimentos administrativos e atendimento ao público, mas também a descentralização dos serviços da Câmara Municipal com a criação de Espaços do Cidadão descentralizados.
A dias de apresentar a segunda fase do Plano de Competências Digitais, Alberto Costa sublinhou também o reforço do número de equipamentos informáticos nas escolas do 1.º Ciclo e dos pontos de acesso a internet sem fios nas escolas do 1.º ciclo com manuais digitais.
Outro dos eixos sublinhados na conferência de imprensa foi o do Investimento e Emprego, com Alberto Costa a destacar a captação de novos investimentos, como a Airbus, inaugurada pelo primeiro-ministro, a instalação de uma plataforma logística da ALDI ou a expansão da fábrica da WEG, onde já estão ou serão criados centenas de postos de trabalho.