Diário de Santo Tirso

Premiado espetáculo abre Festival “Palcos” em Santo Tirso

Imagem: DR

Este sábado, pelas 21h30, o Salão Paroquial da Reguenga recebe, no âmbito do Festival de Teatro Amador de Santo Tirso, a peça «Raposos», o espetáculo distinguido pelo Guia dos Teatros como “Melhor Espetáculo Não Profissional 2020”.

Foi também um dos trabalhos finalistas do Concurso Nacional de Teatro – Ruy de Carvalho em 2022, e um dos quatro espetáculos finalistas nomeados para Melhor Espetáculo Internacional nos prémios ESCENAMATEUR da Confederação de Teatro Amador em Espanha em 2021.

O trabalho artístico, com texto e encenação de Cândido Sobreiro, é um alerta sobre a propriedade da terra e os seus elementos naturais. A história fala-nos de uma barragem abandonada na construção, que não passou o tamanho das portadas da igreja da localidade, ao contrário das grandes barragens que engoliram aldeias inteiras, aqui o rio pressentindo tamanha clausura secou. Entre as árvores cortadas e a aldeia abandonada, os que ficaram, entre homens e bichos, tudo tentam para encontrar o rio novamente, algum sinal de água. Esta é uma procura efabulada sobre esconderijos, animais e homens antigos.

O certame é organizado pela Companhia de Teatro de Santo Tirso e conta com o apoio da Câmara Municipal. Todos os espetáculos têm entrada livre, mas com reserva obrigatória de bilhetes através do email palcosdesantotirso@gmail.com

Exit mobile version