Depois de na semana passada o preço do gasóleo ter aumentado 14 cêntimos e a gasolina oito cêntimos hoje o cenário não é animador. Os preços voltaram a aumentar, o gasóleo está mais caro 15 cêntimos e a gasolina 10 cêntimos, ou seja, em apenas 15 dias o gasóleo subiu 29 cêntimos e a gasolina 18 cêntimos, os preços sobem desde a última semana de 2021.
Esta escalada dos preços dos combustíveis em Portugal estão a agravar as pressões inflacionistas, retirando poder de compra aos portugueses. E acontecem depois da invasão da Ucrânia pela Rússia, que fez disparar ainda mais os preços internacionais do petróleo. Ainda assim, na semana passada, chegou a estar em cima um aumento do preço do petróleo ainda maior ao que acabou por verificar-se, mas nos últimos dias da semana as cotações do crude acalmaram.
Por outro lado, o governo anunciou na semana passada a decisão de passar a ter neutralidade fiscal, isto é, descer temporariamente o Imposto sobre Produtos Petrolíferos no mesmo valor em que a receita do IVA suba. Esta decisão atenua as subidas dos preços dos combustíveis mas é sobretudo devido aos impostos e às taxas que os preços são tão elevados.