Os preços dos combustíveis em Portugal subiram 30% em apenas um ano, mas hoje mantêm-se inalterados.
O preço da gasolina simples 95 é hoje de 1,6671 euros por litro depois de já ter subido 25 cêntimos, apenas em 2021, em termos absolutos ou 18%, em termos percentuais. O preço médio do gasóleo é hoje de 1,4542 euros por litro.
Os impostos sobre os combustíveis representam 60% do valor e isso explica em grande parte o preço que os consumidores têm de pagar.
Ontem, o Porto, Lisboa e Faro foram palco de protestos. “Não há gota para esta palhaçada”, Foi este lema que a Avenida dos Aliados, no Porto, foi ontem inundada por manifestantes que protestaram contra os “preços abusivos” dos combustíveis. Num protesto bastante ruidoso, com as motas a abrir caminho pelas ruas que circundam a Câmara do Porto, vários manifestantes ergueram cartazes contra os atuais preços dos combustíveis no país, defendendo uma descida drástica, desde logo na “absurda” carga fiscal. Simultaneamente, o mesmo protesto decorreu em Lisboa e em Faro.
Os organizadores destes protestos em três pontos do país argumentaram já que, “num ano especialmente difícil para as famílias portuguesas, os preços dispararam para o valor mais elevado dos últimos 10 anos”. De realçar que Portugal está “no top 5 dos países com os combustíveis mais caros, sendo que 60% do valor que pagamos por cada litro deve-se à absurda carga fiscal portuguesa”.