Diário de Santo Tirso

Pessoas estão a conviver nas esplanadas maioritariamente sem máscara

Imagem: Diário de Santo Tirso

Têm sido muitas as pessoas a frequentar as esplanadas que existem um pouco por toda a cidade de Santo Tirso. Aproveitando o bom tempo que se faz sentir desde há alguns dias e aproveitando também a nova fase de desconfinamento que está em vigor desde a última segunda-feira, dia 5 de abril, as enchentes têm sido frequentes, particularmente entre as 17h00 e as 19h00.

Estes acontecimentos não têm sucedido apenas em Santo Tirso, têm sido frequentes em todo o país nos últimos três dias o que já levou a PRO.VAR – Associação Nacional de Restaurantes a reagir: “Muito embora muitos estabelecimentos estejam a comunicar, até com avisos, para que os clientes a usem, isso está a ser praticamente totalmente ignorado”, refere Daniel Serra, presidente da PRO.VAR em declarações à rádio TSF.

Daniel Serra prosseguiu dizendo: “Nos últimos dias observámos o que estava a acontecer. Nós recebemos esta preocupação dos estabelecimentos da restauração e do comércio em geral. Na restauração tem a ver com o uso das máscaras e com o facto de os clientes não estarem a respeitar o pedido, e muitos empresários estão a pedir, que sempre que não estejam a consumir mantenham a máscara colocada. Por isso, pedimos uma clarificação das regras de forma urgente para que se possa evitar um retrocesso no desconfinamento”.

Na terça-feira, o Primeiro-Ministro António Costa insistiu também que é preciso cuidado no uso das esplanadas e disciplina no desconfinamento. O aviso foi feito no fim de uma reunião com sete autarcas de municípios com mais do dobro de novas infeções.

Um autarca de Braga, vendo as enchentes que tomaram conta das esplanadas junto à Sé, em Braga, também já veio apelar ao bom senso: “Eu sei que estamos todos saturados de estar em casa, não convivemos, não abraçamos não beijamos, mas temos de ir mais devagar, ou por este andar logo mais, volta a torneira a fechar”, disse Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade.

A ânsia de regressar a uma normalidade possível surge lado a lado com o receio do aumento no número de casos e uma hipotética quarta vaga que obrigue a um novo retrocesso.

Imagem: Getty Images
Imagem: Getty Images
Imagem: Getty Images
Imagem: Getty Images
Imagem: Getty Images
Imagem: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO
Exit mobile version