A coligação Valorizar + (PSD/CDS) Santo Tirso fez ontem, em Monte Córdova, a apresentação oficial da candidatura de Pedro Ferreira à Junta de Freguesia de Monte Córdova para as próximas eleições autárquicas que vão decorrer no dia 26 de setembro deste ano.
A apresentação marcada por uma forte moldura humana, contou com a presença de Carlos Alves, candidato da coligação à Câmara Municipal de Santo Tirso, Quitéria Roriz, Presidente da concelhia do Partido Social Democrata de Santo Tirso, Mário Machado Guimarães, Vice-Presidente da concelhia do CDS/PP de Santo Tirso, José Pedro Miranda, candidato da coligação à Assembleia Municipal, Ana Maria Lages, Presidente da Juventude Social Democrata de Santo Tirso, o candidato Pedro Ferreira, os elementos da sua equipa e outros candidatos às Juntas de Freguesia do concelho pela Coligação “Valorizar +”.
A cerimónia de apresentação iniciou-se com a intervenção de José Pedro Miranda, de seguida interveio Valdemar Santos, depois Carlos Alves e por fim Pedro Ferreira que fez também a apresentação dos elementos da sua lista.
José Pedro Miranda, um dos maiores históricos do PSD de Santo Tirso e integrante da lista em Monte Córdova começou por agradecer o convite: “Prazer enorme ter aceitado o convite para fazer parte desta equipa. No momento que o Pedro me convidou, aceitei de imediato. Candidato-me com humildade nesta equipa e potencialmente a presidente da assembleia de freguesia de monte córdova. Assim, é bom que saibamos todas e todos, sem exceção, que não há cordovenses bons e maus, cordovenses de primeira e de segunda, há cordovenses”. O candidato da coligação à Assembleia Municipal de Santo Tirso falou ainda sobre a figura da tarde, o candidato à junta de Monte Córdova: “”Pedro sei que tens garra, determinação, vontade e humildade. Peço te, acredita sempre na nossa terra. Luta sempre por ela, não deixes ninguém para trás. Responde sempre a todas e todos. Fui presidente da junta de freguesia de Santo Tirso, como sabem, sim e com muito orgulho. Ninguém, absolutamente ninguém ficou sem resposta em relação ao questionado à junta, és e tens uma equipa de gente séria, trabalhadora e comprometida”.
O candidato à Câmara Municipal de Santo Tirso, Carlos Alves, começou por falar sobre Monte Córdova dizendo que “tem potencialidades ímpares no nosso concelho, desde o Mosteiro da Senhora da Assunção, passando pelo centro Interpretativo do Monte Padrão e a Serra Hidráulica de Pereiras, classificados como Monumento de Interesse Nacional, sem esquecer o Carvalhal de Valinhas e as Quedas da Fervença, no Rio Leça, com condições únicas para a prática dos desportos de natureza, tão em voga atualmente”. Carlos Alves questionou ainda o trabalho que tem sido feito para promover Monte Córdova: “Será que estas potencialidades têm merecido a devida atenção? A devida divulgação cultural, religiosa e desportiva, capaz de dinamizar a vossa freguesia, atraindo pessoas de fora interessadas no nosso turismo, como por exemplo o turismo religioso, interessadas na prática das muitas atividade desportivas que podem ser feitas tendo por imagem de fundo o nosso Rio Leça?”.
Pedro Ferreira, candidato à Junta de Freguesia de Monte Córdova, começou por centrar o seu discurso na equipa que o acompanha: “Apresento-me a eleições com uma equipa de cordovenses motivada e empenhada em Valorizar tudo o Monte Córdova tem de melhor. A minha equipa é maioritariamente jovem, mas nunca deixando de parte a experiência e sabedoria de quem conta muitos anos de vida! Monte Córdova precisa de pessoas dinâmicas, com novas ideias, novos pontos de vista, de pessoas revolucionárias que levem esta Terra para a frente”.
O candidato à junta elencou em seguida algumas das suas propostas para a freguesia: “Pretendemos trabalhar na criação de um cartão Cordovense que terá protocolos com os mais diversificados setores, nomeadamente a farmácia e o posto de combustível. Iremos incentivar as nossas associações a dinamizarem uma loja solidária de apoio as famílias carenciadas da nossa freguesia. Monte Córdova tem das mais belas paisagens e espaços verdes do concelho. Pretendemos apostar no melhoramento dos acessos e indicações para os mesmos, bem como garantir a limpeza, cuidado e zelo dos mesmos. Teremos Casas de banho sempre limpas e abertas ao público e incentivaremos os nossos cafés e restaurantes a deslocalizarem através de concurso, os seus serviços para estes espaços. Sinalizaremos devidamente o acesso às nossas magníficas Quedas da Fervença, fazendo também deste ponto da nossa freguesia, um ponto de atração turística. Reivindicaremos por um serviço de transportes públicos condigno e que seja realmente útil aos Cordovenses. E se no privado nos colocarem entraves, teremos que responder nós próprios, junta de freguesia a essas necessidades”.
Para finalizar, Pedro Ferreira deu o seu ponto de vista sobre o atual funcionamento da Junta de Freguesia: “Para que serve uma junta de freguesia? Não serve certamente para servir os interesses pessoais de quem a preside. Há responsabilidades legais e até morais a cumprir para com o povo. Estão previstas na lei. E recordando quem possa estar esquecido, resumindo só a um dos tópicos, Constituem atribuições da freguesia a promoção e salvaguarda dos interesses das respetivas populações, em articulação com o município”.