Foi na última Sessão da Assembleia Municipal de Santo Tirso, que João Ferreira, deputado da coligação CDU, que integra o PCP e Os Verdes, propôs a criação de uma rede pública de creches no concelho.
Para o PCP “a implementação de uma Rede Pública representa o cumprimento de uma função social do Estado que este deve chamar a si, na sua gestão e funcionamento, sem prejuízo do papel complementar, de relevância, que deve caber às instituições de solidariedade social e outras”.
A criação de uma Rede Pública de creches com garantia de vaga a partir do final da licença de maternidade e paternidade e de gratuitidade de acesso para todas as crianças até aos 3 anos é, também para os comunistas, o caminho a ser seguido.
Pelo exposto, o eleito comunista propôs que a Assembleia Municipal de Santo Tirso delibere:
• Reclamar a criação de uma rede pública de creches, para assegurar vaga a todos os bebés até aos 3 anos.
• O Governo deve assegurar o investimento necessário para construir ou reabilitar imóveis para esse efeito, estabelecer prioridades de acordo com as zonas mais carenciadas de vagas, admitir soluções equiparadas enquanto não se completa a rede, bem como definir orientações pedagógicas para todas as creches, da responsabilidade do Ministério da Educação.
A proposta foi rejeitada pelos eleitos pelo Partido Socialista e com três abstenções do PSD.