O PCP assinala hoje os seus 100 anos com uma ação em Santo Tirso, que teve a presença do Diário de Santo Tirso.
José Alberto Ribeiro, deputado pelo PCP na Assembleia Municipal de Santo Tirso, refere que o partido é essencial para Portugal, dizendo que é responsável pela mudança ocorrida no nosso país e dando os exemplos das legislativas de 2015 e do aumento do salário mínimo nacional.
Relativamente a uma perda de eleitorado desde a criação da “geringonça” em 2015, José Alberto Ribeiro admite que alguns eleitores possam ter ficado descontentes mas reitera ter sido necessário e que o partido não anda atrás apenas de aspetos eleitorais.
A nível local, José Alberto Ribeiro, lembra que o Parque Urbano da Rabada e a Rotunda do Nó de Frádegas foram propostas do PCP há vários anos, que inclusive foram desvalorizadas pelo poder local na altura.
Questionado pelo Diário de Santo Tirso acerca das palavras de Marco Cunha, autarca de Gondomar e presidente da comissão da Proteção Civil do Porto que afirmou que as bandeiras do PCP poluem as ruas, o deputado municipal diz serem comentários tolos.
Hugo Devesas, responsável da juventude comunista de Santo Tirso, afirma que uma das suas lutas é lutar por um país mais igualitário. Para o jovem comunista o PCP tem uma grande importância a nível nacional referindo claramente que o partido está envolvido em todas as conquistas de Portugal.
Os desafios futuros, segundo Hugo Devesas, passam por puxar o Partido Socialista mais para a esquerda, forçar o partido de governo a tomar algumas políticas que eles próprios nem gostem e mudar o rumo de Portugal.
Para o líder local da JCP o futuro do partido está assegurado pois afirma que cada vez mais jovens se têm juntado às suas causas.
O Partido Comunista Português, fundado em 6 de março de 1921, é o mais antigo partido político português e assinala hoje o seu centenário. O PCP esteve 47 anos na clandestinidade durante o Estado Novo e foi central na resistência à ditadura.
Teve como secretários-gerais José Carlos Rates (1923-1925), Bento Gonçalves (1929-1942), Álvaro Cunhal (1961-1992), Carlos Carvalhas (1992-2004) e é atualmente liderado por Jerónimo de Sousa, desde 2004.
O Diário de Santo Tirso agradece a cortesia e simpatia do Jornal O Cordovense, mais concretamente do seu diretor Luís Filipe Maia por nos ter cedido a fotografia de destaque deste artigo.