Diário de Santo Tirso

Parcómetros do centro da cidade foram vandalizados

Imagem: Diário de Santo Tirso

Foi o segundo fim de semana consecutivo que vários parcómetros, no centro da cidade de Santo Tirso, foram vandalizados. Ao que o Diário de Santo Tirso apurou, algumas das máquinas de pagamento foram cimentadas, possivelmente com espuma expansiva, na ranhura onde se inserem as moedas, o que impediu os pagamentos em dinheiro, nas primeiras horas do dia. O problema foi resolvido prontamente pela assistência técnica, tanto hoje, como a semana passada, na segunda-feira.

A nova concessão dos estacionamentos tem provocado uma insatisfação generalizada na população tirsense e uma forte contestação por parte dos comerciantes, que têm de pagar o estacionamento para trabalhar, ou deixar os seus carros longe dos seus trabalhos. Essa contestação é sentida maioritariamente nas redes sociais. Foram milhares os comentários de repúdio pelo novo contrato que além de ter aumento os preços, aumentou também a área paga.

A nova concessão dos estacionamentos foi aprovada na reunião de câmara de 17 de fevereiro e validada em Assembleia Municipal dia 24 de fevereiro, reuniões em que o Diário de Santo Tirso esteve presente. Foram instalados “parcómetros de última geração”, no entanto o preço por hora aumentou 50%, de 40 cêntimos para 60 cêntimos, e nas ruas adjacentes ao centro, denominado de zona de primeira coroa, passou a ter um custo de 50 cêntimos por hora.

O executivo municipal defende-se argumentando que se trata de um contrato previsto há vários anos e que mantém grátis o estacionamento no Parque 05 de outubro, Parque da Rua Nova da Telheira, Parque Superior da Câmara Municipal, Parque do Complexo Desportivo Municipal e Parque da Feira.

Imagem: Diário de Santo Tirso
Exit mobile version