A 15ª edição da Palheta Bendita realizou-se este fim de semana, um evento organizado pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a Associação Cultural Tirsense,. A iniciativa teve como objetivo valorizar tocadores e construtores de instrumentos, com destaque para os de raiz portuguesa. Concertos, oficinas, baile e apresentação de livros, fizeram parte do programa.
O festival iniciou-se na próxima sexta-feira, com a presença do Diário de Santo Tirso, um concerto de um dos duetos de gaiteiros mais conhecidos e respeitados da Galiza: Pablo Carpinteiro e Rosa Sanchez, no Club Thyrsense. A noite terminou com uma sessão do DJ Gaiteirinho no bar Carpe Diem.
Já no sábado teve lugar um conjunto de oficinas de gaitas de fole, combo e sanfona, que se realizou na Escola de Música Tradicional da Ponte Velha. No mesmo dia decorreu a apresentação dos livros “Contradanças e Quadrilhas Durienses: um projeto de recolha e divulgação do NEFUP”, e “The Essense Of Traditional Soud”, por Alexandre Cadarso Suárez. As iniciativas tiveram lugar na Escola de Música Tradicional da Ponte Velha.
À noite, o antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso recebeu German Diaz, uma referência mundial da sanfona, para uma apresentação a solo. De seguida, para finalizar o festival, houve baile com a banda portuense “Dois ao Quadrado”, seguida de foliada, na Associação Amigos do Sanguinhedo.