O Festival Internacional de Órgão (FIO) de Santo Tirso / Vila Nova de Famalicão volta, em outubro, com três concertos de artistas internacionais em espaços religiosos do concelho. A entrada é gratuita.
Santo Tirso volta a acolher o Festival Internacional de Órgão (FIO), em conjunto com o município de Vila Nova de Famalicão, em três igrejas do concelho.
No primeiro de três concertos, a Igreja Matriz de Santa Cristina do Couto recebe Giulio Mercati e Lídia Basteretxea, no dia 28 de outubro, sexta-feira, pelas 21h00. A dupla ítalo-venezuelana traz uma atuação de soprano e órgão.
Já no dia seguinte, sábado, também às 21h00, é a vez da dupla ucraniana/portuguesa Denys & Galina Stetsenko levar o violino barroco e o órgão à Igreja Matriz de Santo Tirso.
Por fim, no dia 30 de outubro, pelas 17h00, a Igreja Matriz de Monte Córdova recebe Favola d’Argo, com canto, harpa e órgão e ainda Marco Brecia e Rosana Orsini.
Organizado pela Tagus Atlanticus – Associação Cultural e a JMS Organaria com o apoio dos municípios de Santo Tirso e Famalicão, o FIO — que cumpre este ano a sua oitava edição —, teve concerto de apresentação no dia 2 de outubro na capela de Santa Cruz de Burgães, com a pianista italiana Gaia Federica Caporiccio.
A entrada é livre, limitada à lotação da sala.