David Nabarro, especialista da Organização Mundial de saúde pediu aos governos de todo o mundo para não usarem o confinamento como forma para controlar a propagação do covid-19.
Em entrevista a uma revista, o diretor alerta que os bloqueios na vida das pessoas têm uma consequência imediata, tornar os pobres muito mais pobres.
“Só acreditamos que um bloqueio se justifica para ganhar tempo de reorganizar, reagrupar, reequilibrar recursos e proteger os profissionais de saúde que estão exaustos, mas, de forma geral, preferimos não o fazer”, disse David Nabarro.
Para o especialista da OMS a solução passa por rastrear a doença: “É por isso que apelamos a todos os líderes mundiais: parem de usar o confinamento como principal método de controlo. Desenvolvam sistemas mais fortes. Trabalhem juntos e aprendam uns com os outros”.
Nabarro realça inclusivé que as pessoas terão de aprender a coexistir com este vírus e que precisamos de fazer duas coisas, ter serviços de saúde locais muito bem organizados, controlar os contatos e manter as pessoas em isolamento e ainda uma união e solidariedade de todos contra o vírus.