No âmbito da Estratégia para Cidadania, a OFICINA – Escola Profissional em parceria com o projeto CLDS – 4IN – Santo Tirso promoveu uma ação de sensibilização para o Tráfico de Seres Humanos (TSH) associados à empregabilidade, com o intuito de alertar os alunos para a temática e minimizar os riscos na sociedade.
Nesta sessão, participaram os alunos do 12.º ano da escola, aproximadamente 110 alunos. Os alunos tiveram a possibilidade de tomar consciência sobre a prática do crime de tráfico de seres humanos, no sentido de prevenir o seu impacto nas suas vidas e até na sociedade. Identificar os elementos que constituem o crime de tráfico de seres humanos e migração clandestina, desde a sua caracterização as formas de exploração e interpretar situações de TSH, procedendo à posterior sinalização foram temas abordados na sessão preparada pelo projeto CLDS – 4IN, cuja entidade gestora e executora é a Delegação de Santo Tirso da Cruz Vermelha Portuguesa.
Os alunos puderam tomar conhecimento de algumas realidades existentes no nosso país e fora dele, questionar e refletir sobre uma realidade que faz parte da sociedade e que todos queremos minimizá-la. Alguns alunos partilharam, também, algumas situações que conheciam sobre exploração laboral e outros foi a primeira vez que caíram na conta da existência de situações de TSH nos seus próprios concelhos.