Diário de Santo Tirso

Obras na Estrada Nacional 105 motivam petição para resolução de problemas críticos

São muitas as queixas dos automobilistas que circulam na Estrada Nacional 105 (EN105). Em causa estão as obras feitas pela Águas do Norte e da Infraestruturas de Portugal que duram há vários meses.

Apenas durante a semana passada há relatos de doze automobilistas com pneus furados devido à ausência de sinalização dos buracos, situação que foi corrigida após serem publicadas várias notícias. O trânsito é também caótico desde há várias semanas.

Apesar do investimento não ser da Câmara Municipal, a autarquia é responsável por assegurar que os munícipes beneficiam das devidas condições de circulação. Além disso, o município é um dos que aprova na Assembleia Geral da Águas do Norte os investimentos previstos no Plano e Orçamento, nomeadamente os relativos a Santo Tirso.

Um cidadão anónimo criou uma petição para forçar a entidade competente a sinalizar devidamente todos os pontos críticos do percurso e para acelerar a intervenção que se tem prolongado no tempo e na extensão da estrada.

A estrada nacional 105 está referenciada como sendo uma das que tem elevados índices de sinistralidade rodoviária. O troço que atravessa o concelho de Santo Tirso tem demasiados pontos negros, isto é, inúmeros locais onde se registam os maiores indicadores de gravidade em acidentes, considerando o número de mortos, feridos graves e ligeiros. Infelizmente é uma realidade que tem feito machetes nos jornais e que não tem merecido a atenção da câmara.

Neste momento, e por força das obras em curso respeitantes às infraestruturas de saneamento, a estrada nacional 105 tem sido esventrada desde o início de Lamelas até Santiago da Carreira, sem que tenha existido o cuidado necessário na reposição do piso. Esta situação já se arrastas há 6 meses.

Há cerca de 4 meses, os vereadores do PSD-PPM, alertaram a maioria socialista para a necessidade de acompanhar as obras, nomeadamente no que respeita à reposição do piso, bem como para o agravamento das condições de segurança, nomeadamente na zona de Santiago da Carreira.

Quatro semanas depois, tudo continua na mesma, ou seja, nada foi feito, quando se sabe que milhares de utilizadores daquela via são diariamente surpreendidos com lombas completamente desnecessárias e desproporcionais, que para além dos prejuízos que provocam nas viaturas, atentam contra a segurança rodoviária.

A situação mais grave, verifica-se na zona de Santiago da Carreira onde os condutores são forçados a uma autêntica gincana para contornar o piso de alcatrão que se mistura com o granito, num local perto de uma curva referenciada como um dos pontos negros da estrada nacional 105 e onde se têm registado vários acidentes de grande gravidade.

Exige-se da câmara uma atitude proativa e preventiva para evitar acidentes motivados pela deficiente reposição do pavimento.

A petição pode ser encontrada em https://peticaopublica.com/?pi=PT77772

Exit mobile version