Diário de Santo Tirso

Obra de Ampliação e Requalificação do Edifício Sede da CAID está em fase final

Imagem: CAID

Encontram-se na sua fase final de execução as obras de Ampliação e Requalificação do Edifício Sede da CAID – Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente.

O projeto tem como objetivo ampliar e requalificar todo o edifício, permitindo a sua concretização aumentar a qualidade da resposta social de CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão), que tem uma capacidade de resposta para 70 utentes.

Esta intervenção interveio no sistema construtivo e no esquema funcional do edifício com a menor intrusão possível, tanto no que se refere à compartimentação interior como ao nível do aspeto formal do edifício.

Ao nível da funcionalidade geral do edifício procedeu-se à criação e/ou ampliação de 4 áreas. Assim, foi construído um novo ginásio, uma lavandaria e um espaço de arrumos e foi ampliada a sala de fisioterapia. Esta será ainda dotada de ventilação e iluminação exterior.

No que respeita à intervenção no interior do edifício, procedeu-se à substituição de pavimentos em vinil, reparação de paredes e tetos quanto a rebocos e suas pinturas, retificação geral das infraestruturas elétricas substituindo os aparelhos de iluminação por sistemas LED e instalação de sistema de climatização nos compartimentos com permanência de pessoas.

Ao nível da envolvente exterior do edifício procedeu-se à retificação de rufos, caleiros e aplicação de isolamento térmico ao nível da cobertura, aplicação isolamento térmico em todas as fachadas, retificação de impermeabilização em todos os caixilhos, aplicação de caixilhos duplos nos vãos de compartimentos voltados a sul e nascente, aplicação de elementos de proteção solar nas fachadas voltadas a Sul, Nascente e Poente, criação de lambrim em toda a periferia do edifício em material resistente.

A concretização desta obra corresponde a uma aposta, por parte da Direção da CAID, na inovação e sustentabilidade, pois permitirá ganhos significativos ao nível da qualidade de vida dos utentes que advêm das intervenções previstas, nomeadamente ao nível da climatização e da eficiência energética, que permitirão aumentar o conforto no interior do edifício. Por outro lado, a sua ampliação permitirá desenvolver atividades desportivas e de reabilitação com maior qualidade, diversidade e frequência.

Esta obra corresponde a um investimento global de 688 mil euros e deste total 56 mil euros são financiados pelo FEDER, ao abrigo da candidatura NORTE-07-4842-FEDER000174, ficando o restante montante a cargo da CAID. Prevê-se que a conclusão da obra ocorra até ao final do segundo trimestre de 2023.

Imagens: CAID
Exit mobile version