Hoje, dia 5 Janeiro de 2020, o Futebol Clube Tirsense completa mais um ano de existência, são já 83 anos de uma história muito bonita.
O Tirsense desde cedo que se afirmou como um dos clubes mais representativo de Santo Tirso e caracteriza-se pelos adeptos fervorosos que tem. Antes de se denominar Futebol Clube Tirsense, o clube teve vários nomes como Ponte Velha Sport Clube.
Muitas conquistas o Tirsense na sua vida desde logo tendo sido campeão nacional por três ocasiões (duas vezes campeão na segunda liga e uma vez no campeonato de Portugal) e conta no seu palmares mais doze títulos de campeão nas competições da AF Porto.
Esteve por oito ocasiões na Primeira Liga e tem mesmo, até então, a melhor classificação de sempre de um clube do concelho de Santo Tirso, oitavo lugar a dois pontos da Taça UEFA, em 1994/95 numa equipa que contava com nomes como Caetano, Marcelo, Paredão, Batista, Giovanela, Mota, Cabral, Evandro, entre outros. Depois dessa classificação histórica seguiu-se uma crise financeira e que levou o clube a várias descidas de divisão em vários anos até às distritais, história conhecida em todo o país.