Diário de Santo Tirso

Nos trilhos da União Europeia, memórias de uma luso-francófona

Imagem: Centro Qualifica de Santo Tirso

No dia 17 de janeiro, as turmas de Educação e Formação de Adultos (EFA) do Agrupamento Escolas Tomaz Pelayo (AETP) usufruíram da palestra “Nos trilhos da União Europeia, memórias de uma luso-francófona”. Esta atividade, promovida pelas formadoras de Cidadania e Profissionalidade e de Cultura, Língua e Comunicação, decorreu no auditório da Biblioteca da Escola Secundária Tomaz Pelayo, teve como palestrante, Antónia Ribeiro e incidiu sobre os desafios do alargamento da União Europeia para Portugal.

Antónia Ribeiro foi conduzindo a sua intervenção sem formalismos e apelando à participação dos formandos, adaptando-se aos seus interesses e tendo em consideração as ideias conceptuais que estes tinham sobre a temática.

Assim, abordou as principais etapas da construção da UE, o impacto do Brexit na mesma, bem como a “fuga de cérebros” portugueses para o estrangeiro. Partilhou também as suas experiências/vivências enquanto descendente de uma terceira geração de emigrantes, assim como promoveu a partilha de vivências pessoais idênticas por parte dos formandos. Foi um momento formativo enriquecedor em que a atualidade esteve na ordem do dia.

A Formadora/Mediadora Rita Castro

Imagem: Centro Qualifica de Santo Tirso
Exit mobile version