Diário de Santo Tirso

Nem a pandemia trava os peregrinos, romaria ao Mosteiro de São Bento

Imagem: Diário de Santo Tirso

Dia 11 de julho festeja-se o dia de São Bento, feriado municipal no concelho de Santo Tirso e dia de romaria ao Mosteiro de São Bento.

Muitos são os devotos de São Bento que neste dia têm o hábito de fazer o percurso das suas casas a pé até ao Mosteiro de São Bento em Santo Tirso, apesar da pandemia este ano não foi diferente. O Diário de Santo Tirso acompanhou os peregrinos desde Vila das Aves até Santo Tirso.

Um percurso de cerca de 9 quilómetros e duas horas de caminhada. Pelo caminho verificamos o apoio que já tem sido habitual por parte das Juntas de Freguesia de São Tomé de Negrelos, Rebordões, Vila das Aves e da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (Santa Cristina, São Miguel) e Burgães, que estavam presentes a distribuir água aos peregrinos. De louvar para além da presença de voluntários no trabalho da distribuição das águas, a presenças dos Presidentes de Junta, Roberto Figueiredo, Presidente da Junta de Freguesia de São Tomé de Negrelos, Elsa Mota, Presidente da Junta de Freguesia de Rebordões e Joaquim Faria, Presidente da Junta de Freguesia de Vila das Aves.

Todo o percurso também foi devidamente acompanhado pelos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves e pelos Bombeiros Voluntários Tirsenses que tinham uma tenda de apoio aos peregrinos ao pé do Mosteiro de São Bento.

A Policia de Segurança Publica (PSP) também apoiou garantindo a segurança dos peregrinos na chegada a Santo Tirso, nomeadamente para atravessar a estrada nacional 105.

A organização da entrada no Mosteiro, da mesma forma que aconteceu no ano passado, foi exemplar. Foi efetuada a medição de temperatura e desinfeção das mãos a todas as pessoas que quiseram entrar na Igreja ou assistir à eucaristia.

Os peregrinos mostram-se satisfeitos com a organização da entrada no Mosteiro: “Desde que começou a pandemia é mais fácil aceder ao Mosteiro, com esta organização todos conseguimos entrar sem grandes aglomerados como era habitual. Antigamente eu vinha a pé mas nem chegava a entrar devido à confusão, desde que começou a pandemia a organização tem sido exemplar permitindo a todas as pessoas aceder à Igreja em segurança,” referiu uma peregrina ao Diário de Santo Tirso.

Mais um ano que se passou privado das habituais festas de São Bento na cidade de Santo Tirso devido à pandemia da COVID-19. Espera-se um melhor 2022 que permita viver em pleno o “Dia de São Bento”.

Imagens: Diário de Santo Tirso
Exit mobile version