O Museu Internacional de Escultura Contemporânea e o Museu Municipal Abade Pedrosa passam agora a oferecer visitas virtuais às exposições. Disponíveis em duas línguas nos respetivos websites, as visitas são experienciadas em 3D.
Já é possível percorrer as salas e corredores do Museu Internacional de Escultura Contemporânea e do Museu Municipal Abade Pedrosa sem sair do conforto da sua casa. As visitas virtuais aos dois equipamentos culturais de Santo Tirso foram criadas recorrendo a tecnologia de mapeamento espacial de três dimensões.
Disponibilizadas em formato bilingue, as visitas estão acessíveis em português ou inglês diretamente através dos websites. Para quem possuir o equipamento necessário, o software permite ainda usufruir das experiências culturais em realidade virtual.
No Museu Municipal Abade Pedrosa, os visitantes podem explorar a exposição permanente de arqueologia, com o apoio de conteúdos multimédia e descrições detalhadas de uma seleção de peças representativas de diferentes períodos cronológicos: http://mmap.cm-stirso.pt/
Já no Museu Internacional de Escultura Contemporânea, a visita virtual permite o acesso a informações completas sobre as obras da exposição temporária atualmente patente, tornando-se uma ferramenta essencial, tanto para consulta remota, como para suporte didático durante a visita física: http://miec.cm-stirso.pt/
O Município de Santo Tirso pretende dar continuidade a esta iniciativa, criando um arquivo digital das exposições temporárias futuras, garantindo assim um registo contínuo da programação do museu ao longo dos anos.
Esta nova plataforma tecnológica complementa outras ferramentas já disponíveis, como os áudio-guias da coleção permanente de esculturas ao ar livre do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, ou as mesas táteis interativas, presentes em ambos os museus.
Com esta iniciativa, o Município de Santo Tirso reforça o compromisso com a inovação e a acessibilidade digital, promovendo uma maior proximidade com o público local, nacional e internacional.
Além de divulgar as coleções e exposições temporárias, a visita virtual pretende também promover o património arquitetónico concelhio, uma vez que os utilizadores podem explorar a antiga ala do Mosteiro de S. Bento que agora alberga o Museu Abade Pedrosa, bem como o edifício contemporâneo, proporcionando uma experiência mais completa, imersiva e enriquecedora.