O Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC) de Santo Tirso e o Centro de Arte Alberto Carneiro são parceiros associados do projeto europeu PortoTeam UpGranT. Em curso na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e financiada pela União Europeia (EU), a iniciativa tem como objetivo expor os alunos à diversidade através de um modelo pedagógico in-situ.
A obra do escultor Alberto Carneiro, representada pelo espólio patente no Centro de Arte Alberto Carneiro e no Museu Internacional de Escultura Contemporânea, foi identificada pelo projeto europeu “Updating the Grand Tour. Memory and Invention of the European Built Environment” como uma das protagonistas representantes da cultura do Norte de Portugal.
A iniciativa europeia revisita a ideia do Grand Tour como modo privilegiado de aprendizagem flexível que expõe os alunos à diversidade e visa a prática transnacional e multimédia de aprendizagem e partilha. Promovendo um modelo pedagógico in-situ, ou seja, aprendendo a viajar a partir de edifícios reais, os alunos vão poder experimentar as vastas afinidades entre as inúmeras paisagens urbanas da União Europeia.
O MIEC e o CAAC integram a equipa da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, em representação desta instituição de ensino superior, juntamente com outras cinco faculdades europeias – o Politecnico di Milano, Alma Mater Studiorum – University of Bologna, Art Academy of Latvia, Aristotle University of Thessaloniki, e a Estonian Art Academy.
O projeto UpGranT inclui a arquitetura contemporânea e traz para primeiro plano as negociações e conflitos que dela fazem parte, integrando diferentes estruturas de aprendizagem e promovendo práticas informais de aprendizagem centradas no aluno, na automotivação, no autodesenvolvimento e na consciência criativa.