O Município de Santo Tirso dos 150 municípios do país que aderiram à campanha da Direção Geral de Alimentação Veterinária (DGAV) para a esterilização de animais em 2020, foi o que registou o maior investimento. No total no âmbito desta campanha, foram esterilizados no Canil /Gatil Municipal de Santo Tirso 423 animais, um investimento no valor de 12.696 euros.
Foram esterilizados 86 gatos, 77 cães, 145 gatas e 115 cadelas. Em números absolutos, Santo Tirso foi o sexto com maior número de esterilizações, sendo que o maior investimento prende-se com o facto de o município ter, simultaneamente, os números mais altos de cirurgias realizadas a cadelas e a gatas, as mais complexas.
“Temos estado empenhados, não só em promover políticas ativas de adoção como também de controlo da população animal do concelho”, refere o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.
“Efetivamente se estivéssemos a trabalhar para o ranking podíamos ter números muito superiores se tivéssemos optado por esterilizar mais machos em que as intervenções são muito mais simples e, consequentemente, mais rápidas, mas a nossa intenção é a efetividade da medida”, acrescenta. O autarca acredita que em causa está também a saúde e o bem-estar dos animais já que “estas intervenções diminuem o risco de doenças como tumores mamários”.
Alberto Costa lembra que o Município tem tido “um papel ativo não só na esterilização de animais abandonados que passam pelo canil, mas também na sensibilização da população para a importância de castrar os seus animais de companhia, garantindo-lhes uma maior esperança de vida”.
Todas as esterilizações foram realizadas pelo veterinário municipal no Canil / Gatil de Santo Tirso.