Durante o ano de 2023, o Canil/Gatil Municipal de Santo Tirso identificou eletronicamente 1622 animais. Segundo os dados do Relatório Anual da Atividade dos Centros de Recolha Oficial, divulgados pelo ICNF, o Município ficou ainda em quarto lugar no que diz respeito ao número de animais adotados, registando 831 adoções.
Com a colocação de 1622 microchips, durante o ano de 2023, mais 41 do que no ano anterior, Santo Tirso foi o município que melhor desempenho obteve no âmbito da identificação eletrónica dos animais de companhia, segundo dados do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
Em números absolutos, Santo Tirso foi, ainda, o quarto município com maior número de adoções, registando a adoção de 831 animais, número que contribuiu significativamente para o aumento de 24 por cento do número de animais adotados registado a nível nacional, relativamente ao ano de 2022.
Em termos de vacinação antirrábica, que se assume também como uma prioridade para o Município, foram vacinados 620 animais no âmbito do Programa Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica da Raiva Animal e Outras Zoonoses. Recorde-se que, ainda nesta matéria, a Câmara Municipal promove, anualmente, uma campanha de vacinação de animais em todas as freguesias que arranca no mês de junho.
Em 2023, foram ainda esterilizados no Canil/Gatil Municipal 1452 animais, dos quais 603 ao abrigo do Programa CED – Capturar, Esterilizar e Devolver, que promove a captura e esterilização de gatos de rua e a sua devolução ao mesmo local.
O Canil/Gatil Municipal recolheu ainda 1052 animais errantes, número que também cresceu face a 2022. “Queremos diminuir o número de animais que circulam nas vias públicas sem controlo”, refere Alberto Costa. “Neste sentido, é fundamental sensibilizar a população para a questão da adoção consciente e para o não abandono de animais de companhia”, acrescenta.