Diário de Santo Tirso

Movimento Viver O Ave propõe Ecovia Integral do Ave a passar no Amieiro Galego

Imagem: Gualter Costa

O Movimento para a Proteção Ambiental e Promoção Patrimonial do Vale do Ave, “Viver O Ave”, propõe a criação de uma Ecovia Integral do Ave e sugere que a mesma deveria passar pelo Amieiro Galego em Vila das Aves. Para os seus responsáveis, a criação dessa ecovia deveria também unir todos os municípios na tarefa de reabilitar o património das margens do rio.

O “Viver O Ave”, trata-se de um movimento que surgiu da “vontade de um grupo de naturais e residentes ao longo de todo o Vale do Ave em mudar o atual paradigma de poluição permanente” em que vive esta bacia hidrográfica, tal como disse um dos seus responsáveis ao Diário de Santo Tirso.

“Este já centenário aproveitamento hidroelétrico no Rio Ave, remonta aos primórdios da eletrificação em Portugal e continua a produzir energia limpa até aos dias de hoje. Inserida no Parque de Lazer do Amieiro Galego, junto ao leito do rio, existe uma fonte de águas sulfurosas de acesso livre”, refere a comunicação do movimento.

O Amieiro Galego foi inclusive alvo de intervenção do candidato à Junta de Freguesia da CDU nas próximas eleições autárquicas, Manuel de Beja Trindade. A CDU tem no seu plano autárquico a requalificação do Amieiro Galego e a criação de umas termas para aproveitamento do potencial das águas do Amieiro Galego.

Exit mobile version