Diário de Santo Tirso

Movimento Viver O Ave pede preservação do antigo engenho da Quinta da Palmeira

Imagem: Gualter Costa

É uma das muitas propostas e um dos muitos alerta que o movimento Viver O Ave tem feito ao longo dos últimos meses. Trata-se do antigo engenho da Quinta da Palmeira que está ainda em bom estado de conservação mas que no entanto está coberto de vegetação. Um engenho de rega movido pelas águas do rio que remonta aos primórdios do século XX.

“Um exemplar ÚNICO em todo o Ave, num estado de conservação excelente (bastaria limpar a vegetação e estaria provavelmente apto a funcionar) que importa classificar e garantir a sua preservação e conservação. Vamos tornar este antigo engenho num dos ícones das margens do Ave! Vamos torná-lo um monumento de interesse municipal. Não podemos permitir que este exemplar (hoje único) tenha o mesmo destino que muitos outros engenhos similares tiveram ao longo das últimas décadas no Vale do Ave”, refere o movimento cívico nas redes sociais.

O Viver O Ave sugere também que caso seja construída a Ecovia Integral do Ave que deveria passar por este local, na freguesia da Palmeira e que seria uma forma não só de ajudar na divulgação mas também uma forma de tornar este engenho e a ilha em frente do mesmo num novo ponto de interesse turístico nas margens do Ave.

Exit mobile version