Foi esta quarta-feira anunciada, pelo presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil e da Câmara de Gondomar, Marco Martins, que o Mosteiro de de Santa Escolástica vai acolher um Centro Distrital de Retaguarda para doentes não covid-19, mas só abrirá se a oferta disponível na Pousada da Juventude do Porto e no Seminário do Bom Pastor esgotar.
“Há mais dois espaços preparados para serem colocados a funcionar. Funcionarão quando estes deixarem de ter capacidade. Faltam apenas recursos humanos, que é algo que em 12 horas se resolve”, disse Marco Martins.
O também autarca de Gondomar disse que este espaço em Santo Tirso terá capacidade para “cerca de 30 pessoas” que tenham teste negativo ao novo coronavírus e funcionará com normas semelhantes às da Pousada da Juventude, no Porto, que também poderá acolher a partir de hoje doentes não covid-19.
“Tentamos com isto descongestionar a pressão dos hospitais. O que queremos é rapidamente ajudar a resolver esta crise. As autarquias têm colaborado muito. Estas estruturas são solicitação da ARS-N [Administração Regional de Saúde do Norte] à Proteção Civil Distrital”, referiu o autarca de Gondomar, que falava ao lado do presidente da câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, quando ambos aguardavam a chegada do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e do secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro.