Relativamente ao processo de vacinação da COVID-19 a Misericórdia de Santo Tirso esclarece que recebeu um email da Direção do ACES Santo Tirso-Trofa a solicitar a listagem de todos os profissionais da Instituição a serem vacinados e que o pedido teve resposta imediata, ou seja, a lista continha todos os profissionais e utentes da Instituição.
No dia 11 de janeiro a Misericórdia de Santo Tirso foi contactada pela Delegação de Saúde e pela Direção do ACES Santo Tirso-Trofa a informar que o processo de vacinação teria início no dia seguinte e que se encontravam excluídas duas das suas ERPIS por existirem casos positivos COVID (em utentes).
No dia 12 de janeiro foram vacinadas 365 pessoas (entre profissionais e utentes – todos elegíveis e constantes da listagem previamente enviada e validada pelo ACES Santo Tirso-Trofa).
No dia 21 de janeiro, completou-se o processo da primeira toma de vacinação na Instituição, não ficando profissionais ou utentes elegíveis a descoberto.
No dia 2 de fevereiro, deu-se início à segunda toma da vacina, em respeito pelos prazos protocolados, aguardando-se nova data para término do processo vacinal.
A instituição não pode “deixar de referir que, apesar de o processo de vacinação na nossa Instituição ter sido iniciado antes de emitida a norma da DGS n.º 002/2021, de 30 de janeiro, foram cumpridas as orientações ali emanadas”.