O ministro da Educação, João Costa, esteve esta segunda-feira, 26 de setembro, em Santo Tirso, onde visitou as novas salas do pré-escolar na EB 1 de Santo Tirso, acompanhado pelo presidente da Câmara, Alberto Costa. A oferta vem aumentar a rede pública, que passa a contar com 45 salas e 927 alunos em todo o concelho.
“Quanto mais cedo começarmos, mais longe podemos chegar”, foi assim que João Costa resumiu a importância das duas novas salas do pré-escolar na EB 1 de Santo Tirso que vêm, agora, beneficiar 45 alunos.
O ministro fez ainda questão de salientar que “a educação pré-escolar é um dos fatores de sucesso que mais contrariam determinismos sociais”. Por isso, acrescentou, “tem sido feito um esforço por parte do Ministério para reforçar a oferta em cumplicidade com os Municípios”.
Em relação a Santo Tirso, João Costa fez questão de elogiar o facto de, ao nível da Educação, ser “um concelho que tem tudo”. “Há uma grande aposta no ensino profissional, sendo disso mesmo exemplo o Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo”, referiu.
Uma ideia reforçada por Fernando Almeida, diretor do referido agrupamento. “O ensino profissional não só está no nosso ADN, como é uma peça maior da nossa identidade”, sublinhou.
O ministro da Educação teve ainda oportunidade de visitar a Escola Secundária Tomaz Pelayo, onde ficou a conhecer alguma da oferta ao nível de oficinas de robótica e informática, bem como de ciências experimentais. João Costa participou ainda com uma leitura, em direto, para todas as escolas do agrupamento, no âmbito da atividade “Contamos um Conto”.
Com a nova oferta na Escola Básica EB 1 Santo Tirso, a rede pública pré-escolar no concelho passa a dispor de um total de 45 salas, beneficiando 927 alunos.