O grupo espanhol DIA, que detém o Minipreço, está a ponderar sair do mercado português vendendo a cadeia de supermercados, avançou ontem o jornal espanhol Expansión.
O grupo liderado por Martín Tolcachirtem tem um total de 499 supermercados Minipreço em território nacional e empregam cerca de três mil pessoas em Portugal.
Até à data ainda não foi tomada nenhuma decisão, no entanto, a empresa contratou o Société Générale como assessor financeiro para estudar a venda da operação em Portugal. O grupo financeiro francês “avalia de forma contínua diversas oportunidades de investimento e desinvestimento” esclareceu fonte oficial do DIA à revista InfoRetail.
“A empresa está focada na operação diária para continuar o seu processo de transformação”, assegurou a empresa à publicação especializada no tema, citada pelo “Jornal de Negócios”.
No ano passado, o DIA faturou 596 milhões de euros em Portugal, o valor mais baixo entre os mercados em que está presente, que incluem Espanha, Brasil e Argentina. No país vizinho as receitas ascenderam a 4436 milhões de euros, enquanto no Brasil a faturação foi de 889,5 milhões de euros e na Argentina cifrou-se em 1364 milhões de euros.
O mercado português foi também o que menos cresceu, com uma subida de apenas 0,5% contra os 5,4% de Espanha, os 10,9% do Brasil e os 30,8% na Argentina.