O bastonário da Ordem dos Médicos esteve no 28.º Encontro do Internato de Medicina Geral e Familiar da Zona Norte que se realizou em Santo Tirso.
Encontro de medicina geral e familiar: “É um encontro de médicos internos, promovido também pela direção do internato e por uma comissão organizadora dos internos. É muito importante para se discutirem vários temas relacionados com a medicina geral e familiar do dia a dia mas também para a formação dos médicos internos e para também dos médicos especialistas.”
28º encontro: “A pandemia é um tema que será abordado durante muito tempo, a pandemia teve um impacto brutal nos serviços de saúde em países europeus mas também em Portugal. Felizmente em Portugal conseguimos ter melhores indicadores objetivos do controlo da pandemia. Nós conseguimos fazer mais com menos graças aos nossos médicos e restantes profissionais de saúde”.
Desvalorização da saúde em Portugal: “A esperança é a última coisa a morrer, temos que ter a esperança que as coisas mudem, não conseguimos entender as opções do governo porque os médicos sabem que se puderem exercer a sua função em pleno, se em vez de terem listas de 1900 utentes, se tivessem listas mais curtas, se tivermos uma aposta forte na prevenção da doença e a promoção da saúde, conseguimos gerar uma poupança brutal nos serviços de saúde”.