Pedra e Fio é o resultado da abordagem de Carla Rebelo ao acervo arqueológico do Museu Municipal Abade Pedrosa e às presenças arqueológicas remanescentes no concelho de Santo Tirso que se estendem do Paleolítico à Idade Contemporânea. Exposição inaugura esta sexta-feira, 26 de julho, pelas 19h00, e pode ser vista até 27 de outubro.
Carla Rebelo apresenta no Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC) “Pedra e Fio”, composta por um conjunto de esculturas e instalações.O trabalho da artista plástica deixa ver como o seu interesse pelas matérias, o modo como elas se transformam em materiais e depois objetos não é casual, e em como essa atração assenta num interesse pelo processo cumulativo de saberes elaborado no tempo lento e longo da tradição, da sobreposição de culturas, na adaptação e metamorfose da memória coletiva, que marca um lugar e os seus diferentes tempos.
Carla Rebelo sabe que os objetos falam. Que falam dos seus modos de produção, de quem os produziu, para quem foram produzidos. E sabe que descobrir isso é encontrar, em cada tempo, uma construção económica, uma organização social, uma hierarquia política, fortemente enraizada nos processos históricos e suas contradições.
A exposição pode ser vista até 27 de outubro, a entrada é livre.