Diário de Santo Tirso

Mestre Joaquim Fernandes receve voto de louvor e reconhecimento

A Câmara Municipal de Santo Tirso aprovou, esta quinta-feira, em reunião do executivo municipal, a atribuição de um voto de louvor e reconhecimento ao mestre Joaquim Fernandes.

Melhor árbitro internacional da atualidade, o mestre Joaquim Fernandes volta a fazer história no karaté nacional, ao ser indicado para membro de um dos mais importantes órgãos mundiais da modalidade. Reunida esta quinta-feira, dia 31 de outubro, a Câmara Municipal de Santo Tirso atribuiu um voto de louvor e reconhecimento ao mestre.

O mestre Joaquim Fernandes foi convidado a integrar a Comissão Europeia de Arbitragem da Federação Europeia de Karaté. O convite foi feito pelo presidente da Federação Mundial, o mestre Antonio Espinós, e pelo presidente da Comissão Mundial de Arbitragem, o mestre Javier Escalante, com o apoio unânime do comité executivo.

Este momento é único na história da modalidade em Portugal, já que o mestre Joaquim Fernandes é o primeiro português a integrar um órgão internacional desta importância. A nomeação do árbitro, residente na freguesia de Vila das Aves, é a confirmação da sua qualidade e da sua competência técnica, mas também do seu prestígio à escala internacional.

Fundador do Karaté Shotokan de Vila das Aves, Joaquim Fernandes foi o grande impulsionador do desenvolvimento da modalidade no concelho, formando vários atletas que se sagraram campeões a nível nacional e internacional. Atualmente, é o mais conceituado árbitro português, tendo já alcançado o primeiro lugar do ranking internacional.

Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, considera “uma honra para o Município ter um filho da terra no mais alto órgão da arbitragem europeia”.

O autarca lembra que, “naquele que foi o momento alto da Gala do Desporto, realizada em março, a autarquia atribuiu o Prémio Carreira ao mestre Joaquim Fernandes” e que “é uma felicidade continuar a vê-lo ser reconhecido ao mais alto nível”.

O ano 2024 regista o maior apoio financeiro de sempre da Câmara Municipal aos clubes e associações desportivas do concelho, graças à criação do Regulamento de Apoio ao Associativo Desportivo. Pela primeira vez, o apoio do Município ao abrigo dos contratos-programa supera um milhão de euros, visando financiar de forma transversal todas as modalidades.

Exit mobile version