Mais de 30 trabalhadores da empresa ICA estão a receber cartas de despedimento. Quem denuncia o que está a acontecer é o Sindicato de Hotelaria do Norte. A ICA tem a concessão do serviço de refeições escolares do 1º ciclo de Santo Tirso.
“Não faz sentido nenhum despedir agora os trabalhadores para voltar a contratá-los em janeiro. Chegam ao fim e não têm direito a subsídio de desemprego”, alerta Nuno Coelho. O dirigente sindical afirma que “a ICA deve fazer, no mínimo dos mínimos, um contrato para o ano letivo todo”.
“Já pedimos uma reunião urgente com a Câmara de Santo Tirso e com a ICA, para tentar resolver isto”, disse o responsável do Sindicato.
O Sindicato de Hotelaria do Norte diz que “os trabalhadores foram enganados pela empresa, pois tinha-lhes sido assegurado que o contrato seria para todo o ano letivo”.
“O sindicato já tinha denunciado a situação ilegal dos contratos a termo incerto junto da empresa, da Câmara de Santo Tirso e Autoridade para as Condições de Trabalho, que nada fizeram”, refere o documento, adiantando que “foi convocada para dia 16 de dezembro uma reunião de trabalhadores para decidir outras medidas a tomar”.
O Diário de Santo Tirso questionou a ICA – Indústria e Comércio Alimentar. Até à data desta publicação não tivemos qualquer resposta.