Apesar das várias campanhas de sensibilização ambiental e apesar do facto do município de Santo Tirso dispor de um serviço gratuito de recolha de monos, alguns cidadãos continuam a abandonar resíduos em plena via pública, junto a caixotes do lixo. Aconteceu novamente, a 200 metros do centro da cidade de Santo Tirso.
As entidades competentes têm alertado, de forma sistemática, para que não seja depositado e abandonado lixo, monstros, monos, mobiliários e resíduos na via pública. Este local é ponto de passagem para muitas pessoas para caminhadas e corridas, deparando-se assim com uma quantidade de lixo desde eletrodomésticos, loiças sanitárias, mobílias, seringas e inclusive resíduos de fábricas e confeções.
A Polícia Municipal foi chamada ao local e tomou conta da ocorrência. Qualquer cidadão que constate esta prática poderá fazer a respetiva queixa, anotando a matrícula do veículo que transportava os resíduos e fornecendo todos os detalhes que conseguir reunir.
O que diz a lei?
A lei é muito clara sobre o abandono deste tipo de monos, monstros e resíduos na via pública. Se abandonar os monos num espaço público arrisca-se a pagar uma pesada multa por danos em património público.
Os serviços de recolha de monos existe em Santo Tirso e, ao contrário de muitos municípios, é gratuito. No entanto, pode acontecer que a equipa de recolha não esteja permanentemente disponível e, por isso, a câmara municipal define horários próprios para recolha.
Se vai precisar de recorrer ao serviço de recolha de monos em breve, informe-se junto da autarquia e pergunte pelo horário disponível. Combine uma hora e jamais abandone mobiliário ou eletrodomésticos na rua.