É um clássico do Diário de Santo Tirso, as denúncias sobre verdadeiras lixeiras a céu aberto na via pública um pouco por todo o concelho. E aconteceu novamente em Santa Cristina do Couto.
Desta vez o cenário pôde ser visto a 100 metros da estrada nacional, num local de passagem mas com pouco trânsito. E é com frequência que isto acontece neste local, lixo espalhado pelo chão, mobiliário, eletrodomésticos e tudo o que é possível ser descartado.
“Será descuido dos habitantes, será desmazelo. acredito que os funcionários da câmara tenham feito o seu trabalho porque os caixotes não estão cheios. Na altura dos votos não falta quem ande a pé e se preocupe com a população e no resto dos anos já só falo disto não falo no triste estado k se encontra as ruas de Santa Cristina do Couto”, escreveu uma cidadã, numa rede social.
O que diz a lei?
A lei é muito clara sobre o abandono deste tipo de monos, monstros e resíduos na via pública. Se abandonar os monos num espaço público arrisca-se a pagar uma pesada multa por danos em património público.
Os serviços de recolha de monos existe em Santo Tirso e, ao contrário de muitos municípios, é gratuito. No entanto, pode acontecer que a equipa de recolha não esteja permanentemente disponível e, por isso, a câmara municipal define horários próprios para recolha.
Se vai precisar de recorrer ao serviço de recolha de monos em breve, informe-se junto da autarquia e pergunte pelo horário disponível. Combine uma hora e jamais abandone mobiliário ou eletrodomésticos na rua.