É uma verdadeira lixeira a céu aberto em Santa Cristina do Couto, perto da conhecida discoteca Pedra do Couto. Junto a um contentor de lixo e a um ecoponto é hábito acumular-se lixo e todo o tipo de monstros.
Esta semana o cenário que se pode ver é o constatado nestas imagens, o contentor do lixo cheio, caixas com lixo, caixas de eletrodomésticos, cadeiras, diversas peças de mobiliário, uma tábua de engomar e até bancos de campismo.
Um morador afirmou ao Diário de Santo Tirso que o depósito deste tipo de lixo neste local é frequente. As entidades competentes têm alertado, de forma sistemática, para que não seja depositado e abandonado lixo, monstros, monos, mobiliários e resíduos na via pública. No entanto continua a verificar-se este tipo de práticas.
O que diz a lei?
A lei é muito clara sobre o abandono deste tipo de monos, monstros e resíduos na via pública. Se abandonar os monos num espaço público arrisca-se a pagar uma pesada multa por danos em património público.
Os serviços de recolha de monos existe em Santo Tirso e, ao contrário de muitos municípios, é gratuito. No entanto, pode acontecer que a equipa de recolha não esteja permanentemente disponível e, por isso, a câmara municipal define horários próprios para recolha.
Se vai precisar de recorrer ao serviço de recolha de monos em breve, informe-se junto da autarquia e pergunte pelo horário disponível. Combine uma hora e jamais abandone mobiliário ou eletrodomésticos na rua.