Foi hoje lançada a primeira pedra do Parque do Verdeal em Vila das Aves. A cerimónia contou com a presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, com a Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, com o Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado, com o Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, com a vereadora do Ambiente, Ana Maria Ferreira, com o Presidente da Junta de Freguesia de Vila das Aves, Joaquim Faria e com o Presidente da Junta de Freguesia de São Tomé de Negrelos, Roberto Figueiredo.
O Parque do Verdeal é um investimento de 1,8 milhões de euros, ficará localizado nas margens do rio Vizela, num total de 43 500 metros quadrados, englobando terrenos localizados na freguesia de Vila das Aves, margem direita e na freguesia de São Tomé de Negrelos, margem esquerda. Será feita a criação de passeios pedonais e cicláveis e espaços multiusos, também terá largos para os visitantes se sentarem e uma ponte-passadiço que facilitará a junção dos dois lados do rio.
A primeira pedra foi então lançada hoje com a bênção dos párocos de Vila das Aves e de São Tomé de Negrelos e conta-se que a obra fique concluída no prazo de um ano. Esta obra irá durante 365 dias.
Alberto Costa, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso referiu que o futuro passa por ligar o Parque do Verdeal ao Parque Urbano Sara Moreira, uma extensão de 8 quilómetros que será feita em duas fases, uma de 5 quilómetros e outra de 3 quilómetros. O autarca lançou o reto ao Ministro João Pedro Fernandes para ter em consideração este projeto de ligação dos dois parques.