A Juventude Socialista de Santo Tirso, através do seu Instagram, lançou ontem um programa com a denominação “Ladies Night”.
O programa consiste num ciclo de conversas informais entre mulheres sobre o tema das desigualdades de género em diferentes áreas. Serão transmitidos no Instagram da JS Santo Tirso (@jssantirso). A moderadora é a Bárbara Miranda e as convidadas do primeiro programa cujo tema foi as mulheres na vida politica, foram as vereadoras da Câmara Municipal de Santo Tirso a Engª Ana Maria Ferreira e a Engª Sílvia Tavares.
A Engª Ana Maria Ferreira, integrada na vida politica e autárquica desde 2002, refere que nunca teve problemas de integração, ao longo dos vários anos já trabalhou com várias equipas diferentes mas nunca sentiu qualquer tipo de discriminação. A vereadora referiu que o Partido Socialista deve ser o partido português que mais trabalha na igualdade de género dentro da política. Ana Maria afirma que para uma mulher ter sucesso na política tem que conseguir ter um equilíbrio da vida pessoal e politica tendo uma boa retaguarda familiar. A área em que trabalha onde sente que ainda deve ser trabalhada a igualdade de género é o desporto, disse que ainda sente que o desporto é um mundo de homens e que em certas modalidades ainda não é bem encarada a presença das mulheres.
A Engª Sílvia Tavares, integrada na autarquia desde 2017, refere que sempre teve um espirito de missão o que a levou a enveredar pela política. A vereadora afirma que para as mulheres é difícil conciliar uma vida política e familiar mas que é possível havendo uns bons pilares de apoio familiar que é o seu caso. Sílvia Tavares elogia a concelhia do Partido Socialista que promoveu a lei da paridade sendo o partido constituído por 50% mulheres, refere que mesmo na autarquia muitos cargos de chefia já são ocupados por mulheres o que valoriza a participação e o reconhecimento das mulheres na sociedade. A sua formação é engenharia informática, uma área mais frequentada por homens do que por mulheres, a vereadora diz que sentiu isso nos anos em que estudou, para 30 homens existiam 6 mulheres mas que não se intimidou nem desistiu de seguir o seu caminho. A nível da educação diz que a autarquia está a desenvolver um projeto de cidadania que começa na pré-escola que visa promover desde pequenos uma educação de igualdade de géneros, gosto pelo voluntariado e uma participação cívica de todos os jovens na sociedade.
Os próximos programas que serão anunciados pela Juventude Socialista de Santo Tirso contarão com outras convidadas oriundas de diversas áreas desde a Ciência ao Desporto, da Saúde à Educação sempre com a temática das desigualdades de género como principal pano de fundo.