Diário de Santo Tirso

JSD propõe criação de plataforma para apoio à saúde mental

Imagem: Ana Maria Lages

A Juventude Social Democrata (JSD) enviou dia 1 de fevereiro uma carta a Alberto Costa, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso com uma proposta de um projeto que visa o apoio à saúde mental numa fase em que a mesma, devido à pandemia que vivemos, se encontra fragilizada.

A Câmara Municipal lançou no ano passado uma linha de Acompanhamento Emocional integrada por quatro psicólogos em que o objetivo é prestar o apoio emocional e esclarecer questões do foro psicológico.

A Juventude Social Democrata acredita que devido aos tempos difíceis que vivemos a linha criada pela Câmara Municipal não tem sido suficiente para dar resposta a todas as pessoas que se encontram em situações complicadas devido à pandemia, o que interfere com a sua saúde mental podendo colocar as suas vidas e até as de outras pessoas em risco.

“A saúde mental é uma prioridade agora e tendencialmente cada vez mais!” refere Ana Maria Lages, Presidente da Juventude Social Democrata de Santo Tirso em declarações ao Diário de Santo Tirso.

Com vista a complementar o serviço já criado pela Câmara Municipal, a Juventude Social Democrata  elaborou este projeto que encaminhou então para o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa.

A proposta consiste na criação de uma plataforma online, que seria integrada por voluntários recém-licenciados, recéns mestrandos ou profissionais da área da saúde desempregados que iriam interagir com pessoas que necessitem de ajuda psicológica. A plataforma poderia funcionar de duas formas. A primeira seria pelo WhatsApp para respeitar a privacidade de cada utilizador mas ao mesmo tempo permitindo uma maior proximidade. A segunda seria via Zoom, criando grupos de debate para discutir formas de ultrapassar estes tempos difíceis.

Após o envio deste projeto a dia 1 de Fevereiro, Ana Maria Lages voltou a apresenta-lo na reunião de Assembleia Municipal do dia 25 de fevereiro. Alberto Costa, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, referiu nessa mesma assembleia que iria endereçar a resposta em privado mas até ao momento Ana Maria Lages diz que ainda não obteve resposta.

Exit mobile version