Na freguesia de Rebordões, hoje, dia 12 de abril, assinala-se uma data muito especial: José de Oliveira Ramos completa hoje 106 anos de vida. Nascido e criado em Rebordões, este centenário é motivo de orgulho não só para a sua família, mas para todos os que o conhece e admira.
Homem de família, criativo, engenhoso e sempre com uma piada pronta, o Sr. Ramos é conhecido pelo sorriso fácil e pela boa disposição que mantém até hoje. Nasceu em 1919, no rescaldo da devastadora pandemia de gripe espanhola, e desde então atravessou os mais diversos períodos históricos, incluindo os tempos difíceis da Segunda Guerra Mundial.
Mais recentemente, já com uma idade bastante avançada, venceu a COVID-19 seguida por uma pneumonia, reforçando ainda mais a imagem de guerreiro que sempre o acompanhou. É um exemplo de força e de coragem. E a família tem muito orgulho nele.
Ao longo da vida, José foi sempre uma figura presente na comunidade sendo um dos músicos que viu nascer e crescer a Tuna Musical de Rebordões, com o seu banjo. Apesar da idade, e embora de forma mais limitada mantém ainda lucidez e o bom humor que sempre o caracterizaram. Neste dia marcante, familiares e amigos reúnem-se para homenagear uma vida longa, rica em histórias e superações.
O exemplo de José de Oliveira Ramos é uma inspiração para todos de como viver com alegria, enfrentar as adversidades com coragem.