Diário de Santo Tirso

Jorge Palma atua em Santo Tirso nas comemorações do 25 de Abril

Imagem: NIT

Santo Tirso junta-se às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril com um programa alargado de atividades. Concertos de Jorge Palma e da galega Uxía são dois dos destaques. Todas as atividades são gratuitas.

Jorge Palma, nome incontornável da música portuguesa, será um dos momentos altos da programação do cinquentenário da Revolução dos Cravos. O músico sobe ao palco da Fábrica de Santo Thyrso no dia 25, pelas 18h30, para um concerto que promete ser um hino à liberdade. A entrada é livre mediante a apresentação de bilhete disponível na Loja Interativa de Turismo, no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves e Biblioteca Municipal.

As comemorações do dia 25 começam com a Caminhada da Liberdade, pelas 9h00, com saída da Praça 25 de Abril. Seguindo-se, pelas 10h00, a inauguração, junto ao tribunal, de uma escultura alusiva aos 50 anos da democracia em Portugal, da autoria de Cristina Ataíde. O programa continua com a tradicional sessão solene, que tem lugar nos Paços do Concelho, a partir das 11h00.

No ano em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril, a programação é alargada e tem início logo no dia 20, com a performance teatral “Rompe a Canção Que não Havia”, pela Companhia de Teatro Os Quatro Ventos. Trata-se de um espetáculo de imersivo que nasceu do levantamento de canções portuguesas dos anos 40, 60 e 80 do século XX. As sessões decorrem às 15h00, 16h00, 17h00, 18h00, 21h00 e 22h00 no Largo Coronel Batista Coelho, nº29, 1º andar, as reservas devem ser feitas através do ctosquatroventos@gmail.com ou pelo 964 310 500.

No dia 21, pelas 18h30, a Fábrica de Santo Thyrso recebe outro grande concerto: a galega Uxía. Com uma carreira de mais de 30 anos, o seu trabalho representa um ponto de encontro de diferentes culturas, com destaque para incursões pela obra de Zeca Afonso. O espetáculo tem entrada livre.

O teatro regressa dia 23 com o espetáculo “Mulheres de Abril”. Uma criação do centro artístico Nómada que pretende ser uma celebração da resiliência, solidariedade e da luta pela igualdade, a ser apresentado, pelas 21h30, na Fábrica de Santo Thyrso.

Dia 24 tem lugar a já tradicional Noite de Fado, em Vila Nova do Campo, que este ano contará com o projeto musical Fado-1111, dedicado à Canção de Coimbra.

Já no dia 26, é a vez de “Cartas de Abril” ser apresentado no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves. Trata-se de uma criação teatral contemporânea a partir de testemunhos verdadeiros. Uma viagem ao passado real vertido em documentos textuais, fotográficos e videográficos, obtidos junto da comunidade durante três períodos de residência artística e pesquisa em diferentes geografias. As sessões decorrem às 15h30 e 21h30.

Nem o público infantil fica de fora da programação. Dias 26 e 27 os mais pequenos podem contar com um ciclo de cinema infantojuvenil, no Centro de Arte Alberto Carneiro. O 25 de Abril e a liberdade serão refletidos numa seleção de curtas-metragens de animação e imagem real que têm lugar às 10h30 para o 1º ciclo, e às 14h30 para o 2º e 3º ciclos.

Ainda no dia 27 será também feita a apresentação do livro infantil “O Meu Nome é Liberdade”. Trata-se de uma edição da Câmara Municipal de Santo Tirso que pretende contar aos mais novos o que mudou nesse dia de abril em que “mil vozes se ergueram, outras mil sonharam o futuro com todas as promessas por cumprir”, que conta com texto de Joaquim Moreira e ilustrações de Rafaela Costa. A iniciativa decorre, pelas 15h00, no Museu Internacional de Escultura Contemporânea.

No mesmo dia, às 10h00 e 21h30, o Centro Cultural Municipal de Vila das Aves recebe “50 Anos a Sentir Abril”, um espetáculo do Teatro Aviscena que inclui um documentário que mergulha nas memórias experiências da comunidade avense durante a Revolução dos Cravos.

Já pelas 23h00, o Café Cultural Thigaz recebe o lançamento do livro “Terror e Miséria na Queda da Democracia”, um texto original da companhia Os Quatro Ventos que assenta no cruzamento estético e ideológico de duas obras de teatro épico de Bertolt Brecht com a energia disruptiva de um concerto de rap e hip-hop. A sessão irá contar com a interpretação de duas cenas, uma canção e ainda com um dj-set. As reservas podem ser feitas pelo email ctosquatroventos@gmail.com ou pelo 964 310 500.

De forma paralela, a Biblioteca Municipal dinamiza uma Comunidade de Leitores de caráter mensal, que contará com cinco sessões realizadas ao sábado, pelas 14h30. Com coordenação do professor Eusébio Machado, pretendem promover a interação, o diálogo e a partilha a partir de cinco romances que se constituem como diferentes visões do 25 de Abril. A primeira acontece dia 20 de abril e as inscrições devem ser feitas através do email biblioteca@cm-stirso.pt.

Já o Centro Cultural Municipal de Vila das Aves tem patente, até ao final do mês, “Recriar Pintando a Liberdade”. Uma exposição do Agrupamento de Escolas de São Martinho que procura abordar, de forma simbólica e criativa, o direito fundamental à liberdade.

Exit mobile version