Diário de Santo Tirso

Jorge Gomes sublinha a importância do associativismo em Santo Tirso

Imagem: Diário de Santo Tirso

O Presidente da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (S. Cristina e S. Miguel) e Burgães, Jorge Gomes, esteve na Tomada de Posse dos novos órgãos sociais da Associação Desportiva de Tarrio. No final prestou declarações aos jornalistas.

A importância das associações e do Tarrio: “A junta de freguesia e qualquer junta de freguesia penso que tem a obrigação e nos seus genes deveria ter sempre o cuidado e o carinho para com as associações porque no fundo o caminho mais fácil de chegarmos às pessoas é através das suas associações, pequenas grandes mas através das suas associações e o Tarrio é um exemplo disso mesmo, é um clube de um lugar, de Tarrio mas que já envolve Merouços, que envolve a Ermida, que envolve até Monte Córdova porque ainda há pouco estávamos a conversar, há muitos atletas, muitos dirigentes, e de facto estes pequenos clubes são a alma da nossa terra, às vezes dá-se muita importância aos grandes, aos clubes grandes mas é aqui que realmente os pais entregam os seus filhos para a formação e é aqui que eles começam a criar o gosto pelo desporto, a criar o gosto pelo pelo pelo entretenimento, a criar as suas amizades. Isso é o mais importante numa freguesia”.

Regresso da formação no Tarrio: “A situação tem a ver com o facto do Tarrio ter sofrido muito, nomeadamente a formação do terreno sofreu muito durante esta pandemia. Sofreu por várias razões e uma delas é usufruía do espaço que é um espaço público que era gerido pela Junta de Freguesia e nós como junta temos de ter a lei sempre como base e procuramos sempre cumprir a lei e neste caso as exigências que eram feitas pela DGS o Tarrio não tinha possibilidades de as cumprir e a Junta de Freguesia o mínimo que podia fazer é ajudar as associações e a Associação Desportiva de Tarrio neste caso não fez mais que a sua obrigação aliás é para isso que nós cá estamos, é com esse objetivo, é de resolver os problemas não de cria-los”.

Nova sede do Tarrio: “O local fica precisamente na fronteira de Monte Córdova com o Couto. Aliás é mais próxima o rinque de Merouços, é mais próximo de Monte Córdova, basta passar a estrada para outro lado e já é Monte Córdova. Eu falei da sede porque realmente como vocês podem ver o Tarrio tem potencial, tem o número taças que consigo ver daqui que quase não cabem na sede, quanto mais as pessoas que envolvem e as pessoas que gostariam de estar envolvidas. E as associações se não tiverem uma sede condigna, se não tiverem um local onde possam reunir onde possam criar as suas atividades onde possam angariar certos e determinados parceiros e patrocinadores não podem dar, acabam por morrer e o Tarrio tem valor, tem 34 anos, fará 35 anos este ano e está sempre a lutar com os mesmos problemas e sempre presentes, seja nos veteranos, seja nas formações, o Tarrio já foi a associação e deve ser das associações neste momento no concelho como o maior de miúdos nas formações em todos os escalões, desde o futebol feminino que sempre foi das melhores equipas, os veteranos que sempre foram os mais divertidos e aqueles que sempre gostaram e participaram no torneio de veteranos organizado pela junta, e aquilo que eles querem é uma sede e o local tem de ser no rinque onde eles jogam, que a junta cede gratuitamente ao Tarrio e de bom grado e aquilo que eu disse há pouco no discurso é exatamente isso. Aquele Rinque que só existe porque existe o Tarrio senão Merouços, nem Santa Cristina teria aquela infraestrutura e estrutura daí pouco a pouco com um bocado de paciência, com um bocado de empenho e acima de tudo muita ajuda e entreajuda quer de sócios, quer de patrocinadores, naturalmente da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal e sei que a Câmara Municipal através da agenda da Ana Maria está sempre atenta a este tipo de situações, é das primeiras pessoas a querer resolver este problema, no fundo é um problema que tem uma solução que é morosa para que o Tarrio possa ter as condições necessárias para que a sua grandeza caiba perfeitamente num espaço qualquer”.

Jorge Gomes foi presentado com uma assinatura de sócio da Associação Desportiva de Tarrio, oferta da nova direção do clube.

Imagem: Diário de Santo Tirso
Exit mobile version