As dúvidas levantadas relativamente às dimensões dos passeios pedonais na zona da Barca, em Vila das Aves, foram levantadas pela bancada do Partido Social Democrata (PSD) e do Centro Democrático Social (CDS) na última Assembleia Municipal. Para os sociais democratas os passeios construídos na estrada que liga Vila das Aves a Riba d´Ave têm problemas de largura.
Joaquim Faria, Presidente da Junta de Freguesia de Vila das Aves, respondeu dizendo que a primeira fase da obra “decorreu como previsto”, que todos os munícipes podem verificar que os passeios “têm as dimensões máximas permitidas no regulamento e agora a segunda fase vai ser permitida a circulação pedonal desde a Igreja de Vila das Aves até à Barca Monte em segurança”.
Segundo a Junta de Freguesia de Vila das Aves esta obra dá uma resposta “a um dos principais problemas de mobilidade que a freguesia apresentava”.
Esta era uma reivindicação dos fregueses de Vila das Aves. Para Joaquim Faria, “as questões de mobilidade são uma das nossas prioridades e seguem a diretriz emanada pela Câmara Municipal de Santo Tirso”.