Após um prólogo perfeito onde o piloto de Santo Tirso venceu, o mesmo arrancava para o SS1 com a responsabilidade de abrir pista no que diz respeito aos quads.
O piloto do Can Am dominou a categoria dos quads e chegou ao final da primeira etapa com uma vantagem de 2m56,9s sobre o segundo classificado, vantagem essa que dava bastante conforto para o SS2 com 150 quilómetros no domingo.
Contudo sem se esperar, depois de ter saído nota de penalizações em vários pilotos, de todas as categorias, eis que já a uma hora muito tardia foi colocada uma penalização de 3m38s por não cumprir uma zona de neutralização de 3 minutos junto a uma linha de comboio, o piloto do Can Am perdeu o comando da prova para Tomás Paulo com uma vantagem de 41,1 segundos.
O piloto de Santo Tirso entendeu que a penalização foi injusta devido a que naquele local não estava nenhum comissário e o seu sistema de GPS não o avisou no tempo e quilometro certos, tendo sido prejudicado e onde tomou a decisão de não alinhar no derradeiro dia.
O piloto de Santo Tirso alinhará na próxima ronda do campeonato Nacional de todo terreno com o objetivo de vencer a mítica baja de Portalegre já no final deste mês.