João Ferreira, candidato à Assembleia Municipal de Santo Tirso esteve hoje reunido com o Ginásio Clube de Santo Tirso, juntamente com o candidato à Câmara Municipal, João Ferreira. No final prestaram declarações aos jornalistas.
Balanço da reunião: “Bastante positivo. Nós já tínhamos algum conhecimento daquilo que é o ginásio, quer porque temos também membros na nossa lista que cresceram com esta instituição, que conhecem aquelas que são as suas modalidades porque foram atletas, porque tem gente, familiares e amigos que foram também técnicos e portanto conhecem bem aquilo que é o patrimônio da instituição. Mas permitiu-nos apurar aquilo que tem sido a evolução do ginásio ao longo dos tempos, a apresentar mais modalidades com mais triunfos e mais êxitos em algumas modalidades como por exemplo o ténis, conhecer também aquelas que foram as dificuldades que sentiram agora durante o COVID com a suspensão da sua atividade desportiva, aquilo que tiveram de lidar com alas por exemplo, os técnicos, os professores tiveram de dar aulas em casa e as dificuldades que isso acarreta em modalidades como por exemplo imaginemos a natação. Aquilo que tem sido o regresso a essas mesmas atividades, as dificuldades que têm sentido por exemplo a nível de acréscimo de alguns custos como equipamento de proteção individual. E portanto foi uma reunião bastante positiva, saber quais são as expectativas do ginásio também relativamente aquilo que o município poderá dar, aquilo que o município poderá dar designadamente em termos de equipamentos desportivos. Essa parece-me ser a questão central destas instituições ou seja precisam de mais espaço para treinar, mais espaço para poder ter formação, mais espaço significa mais atletas, significa mais modalidades e portanto essa parece ser a questão central que resulta desta desta sessão e desta visita”.
Como apoiar mais os clubes em Santo Tirso: “Eu volto se calhar a reiterar aquilo que disse ou seja aquilo que podemos fazer, nós como CDU, é alertar para esta necessidade de existir mais equipamentos, mais equipamentos municipais não só aqui em Santo Tirso mas também nas freguesias porque essa é uma necessidade sentida pelas coletividades, sentida pelas associações, sentidas pelas freguesias porque isso permite alargar o âmbito destas associações ou seja alargar a oferta de modalidades. Temos aqui voleibol, temos natação, temos andebol mas poderíamos ter outras mais, poderíamos ter basquetebol por exemplo, poderíamos alargar por exemplo em termos de andebol as modalidades para o sexo feminino. E por isso essa necessidade dos equipamentos desportivos municipais será uma questão central, será uma questão levantada para nós porque consideramos que o investimento poderá ser direcionado para esse efeito, tanto mais que o desenvolvimento dos jovens está relacionado também com a sua intervenção social nas coletividades e também na equipa de desporto, nas coletividades, um jovem será mais formado se por exemplo crescer junto de amigos em equipa, isso é um elemento essencial e fulcral na sua educação e na sua formação e no seu desenvolvimento e portanto é necessário mais equipamentos desportivos e essa será a questão central da nossa da nossa candidatura e também na nossa intervenção nos órgãos autárquicos”.