A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Santo Tirso aprovou, segunda-feira à noite, na Nave Cultural da Fábrica de Santo Thyrso, as listas candidatas à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal nas Eleições Autárquicas de 2021.
As propostas apresentadas pelo presidente do PS/Santo Tirso, Alberto Costa, também discutidas e votadas, por unanimidade, numa reunião realizada no mesmo dia pelo Secretariado Concelhio, tiveram a aprovação de 91% e 92% dos membros da Comissão Política Concelhia, respetivamente, para a Câmara Municipal e para a Assembleia Municipal.
Depois de, em março, ter sido aprovado o cabeça de lista à Câmara Municipal e, em junho, aprovados os cabeças de lista à Assembleia Municipal e às Juntas de Freguesia, segunda-feira à noite foi a vez de o processo de escolha dos membros efetivos e suplentes das listas candidatas à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal ficar definitivamente concluído.
No final da Comissão Política Concelhia realizada presencialmente na Nave Cultural da Fábrica de Santo Thyrso, com cumprimento de todas as regras de saúde pública, o presidente do PS/Santo Tirso agradeceu “mais um voto de confiança” dado pelo principal órgão do partido a nível local e mostrou-se “satisfeito pelo amplo apoio” manifestado em urna relativamente às propostas de composição das listas à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal.
Alberto Costa sublinhou ainda que “houve dois principais aspetos” que ponderou na elaboração das listas, nomeadamente à da Câmara Municipal: a estabilidade e a experiência políticas, “quando se sabe que vamos ter pela frente anos difíceis em termos económicos e sociais, em resultados dos efeitos provocados pela pandemia”. O presidente do PS/Santo Tirso considerou, por isso, que “este não é o tempo para aventureirismos e experiencialismos”, mas antes “o momento para reforçar a coesão de uma equipa conhecedora dos dossiês e dos assuntos estratégicos do Município”, com a qual trabalha há já alguns anos e que liderou, enquanto presidente da Câmara Municipal, nos últimos dois.
Já em relação à lista para a Assembleia Municipal, Alberto Costa assumiu que “foi levado em linha de conta a representatividade territorial e geográfica do Município, com elementos na lista de todas as zonas do concelho, em função do peso ponderado de cada uma”, e que “foi feito um esforço no sentido de injetar ‘sangue novo’”, razão pela qual a média de idades desceu significativamente e a média de jovens é agora de 38%, acima das metas estabelecidas pelo partido a nível nacional.
As propostas de listas apresentadas pelo líder do PS/Santo Tirso para a Câmara Municipal e para a Assembleia Municipal são as seguintes:
CÂMARA MUNICIPAL
EFETIVOS
1. ALBERTO COSTA
2. NUNO LINHARES
3. SÍLVIA TAVARES
4. ANA MARIA FERREIRA
5. JOSÉ PEDRO MACHADO
6. TIAGO ARAÚJO
7. SARA MOREIRA
8. JORGE MACHADO
9. ANA ISABEL LIMA
SUPLENTES
1. JOSÉ PINHEIRO
2. SÍLVIA DIAS
3. PATRÍCIA SILVA
4. LAURINDA OSÓRIO
5. FERNANDO REGO
6. MARIA LUÍSA FERREIRA
ASSEMBLEIA MUNICIPAL
EFETIVOS
1. FERNANDO BENJAMIM
2. CARLA VALE
3. DIOGO ALMEIDA E SILVA
4. JOSÉ DIAS
5. SÓNIA MARTINS
6. JOSÉ SILVA
7. JOSÉ MIGUEL VIEIRA
8. ELSA MOTA
9. PATRÍCIA MACHADO
10. HÉLDER AMORIM
11. ANA LUÍSA SANTOS
12. RICARDO SANTOS
13. JORGE SOARES
14. LICÍNIA ASCENSÃO
15. ALEXANDRINO BRANDÃO
16. AGOSTINHO NETO
17. ELISABETE BEJA
18. ARMINDO VIEIRA
19. RICARDO FERNANDES
20. SARA FERREIRA
21. RUI MACHADO
22. ANA BÁRBARA MACHADO
23. HUGO CUNHA
24. DIOGO PEREIRA
25. RAFAELA PAULO TEIXEIRA
26. RAQUEL MEIRELES
27. JOSÉ MATOS
SUPLENTES
1. JOAQUIM FERNANDES
2. BÁRBARA MIRANDA
3. ARMINDO CUNHA E SILVA
4. ANA CLARA ARAÚJO
5. JORGE ASSUNÇÃO
6. ISABEL SALDANHA
7. FRANCISCA DIAS
8. RUI CARVALHO
9. ANA MARIA PINTO
10. MAURA COSTA
11. HÉLDER GOMES
12. ADRIANA NOGUEIRA
13. BERNARDINO OLIVEIRA
14. PAULA CAMPOS
15. DANIELA LIMA
16. PEDRO COELHO
17. SÍLVIA MOREIRA
18. MARTINHA MONTEIRO
19. CARLOS TORRES
20. MARIA ISABEL CAMPOS
21. CRISTINA VALENTE