O arranque da segunda fase de vacinação, que avançou com a inoculação da população de Santo Tirso e Trofa com mais de 80 anos aconteceu hoje e teve a presença do presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa. Até ao final de abril deverão ser vacinadas cerca de 8000 utentes.
Alberto Costa explica que “em articulação com o ACES, criámos condições de excelência para a vacinação da população, tanto a nível de segurança quanto de conforto”.
Acompanhado por João Marques, presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Santo Tirso/Trofa e pelo diretor do mesmo Agrupamento, Nuno Carvalho, o autarca garantiu que “desde a primeira hora a Câmara tem estado disponível para auxiliar o ACES no combate à pandemia, desde logo com a criação do call center para vigilância dos casos de risco, e, agora, auxiliando na vacinação e disponibilizando transporte a todos os utentes que não tenham condições para se deslocarem até ao Centro de Vacinação Municipal”.
Alberto Costa aproveitou ainda a ocasião para destacar “o empenho e qualidade dos profissionais de saúde” e elogiar “o planeamento e organização” com que têm sido desenvolvidas todas as ações de combate à pandemia da Covid-19.
“Só com este trabalho em rede é possível garantir que ultrapassamos esta situação em segurança e que conseguimos voltar a apostar no desenvolvimento social e económico do concelho e do país” acrescentou o autarca, salientando que “este é um momento de ter esperança no futuro”.
O Centro de Vacinação Municipal tem à disposição da população cinco gabinetes de vacinação, gabinete de enfermagem e gabinete de emergência médica e conta com 10 profissionais de saúde e três colaboradores da Câmara Municipal, em permanência.
Para além das instalações da Fábrica de Santo Thyrso, a Câmara disponibilizou equipamentos informáticos e material logístico. O Centro funcionará, para já, de segunda a sexta-feira, mediante as necessidades.