Diário de Santo Tirso

Instituições nacionais, constitucionalistas e políticos contra obrigatoriedade da instalação da StayAway Covid

Imagem: Rui Duarte Silva

Apenas 179 pessoas informaram a aplicação StayAway Covid de que tinham covid-19. O universo é de milhares de pessoas pelo que a percentagem de utilizadores activos é muito pequena.

As instituições e partidos políticos estão preocupadas com a privacidade. Para muitos a obrigação do uso da aplicação é inconstitucional.

Contra a proposta de lei estão instituições como a Comissão Nacional de Proteção de Dados, a associação de Defesa dos Direitos Digitais, o Conselho Nacional de Saúde, a União Geral de Trabalhadores, o Conselho de Escolas, a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e a Associação de Oficiais das Forças Armadas.

Relativamente aos partidos políticos, Iniciativa Liberal, Bloco de Esquerda, Os Verdes, PAN e CHEGA mostraram-se contra a proposta de lei que ainda vai ser votada, o CDS tem “reservas de fundo” e o PSD ainda não se manifestou. Ou seja, tirando o PS, mais nenhum partido político é favorável a esta intenção do governo neste momento.

Desde que o Primeiro-Ministro anunciou a intenção de obrigar os portugueses a instalar a aplicação StayAway Covid multiplicam-se nas redes sociais mensagens inflamadas, muitas injuriosas, sendo que Costa também não escapa à internet e aos tradicionais memes:

Exit mobile version